DSC_2788_edited.jpg

João Baptista Mendes Cardoso 

Fico.jpg

João Baptista Mendes Cardoso mais conhecido por Fico, é um artista autodidata de Espinho Branco, na Calheta de S. Miguel, ilha de Santiago, Cabo Verde.

Educado nos princípios da tradição oral, sem conhecer a escola nem as palavras escritas, Fico, segue os modelos de vida e as tradições dos seus antepassados Rabelados. Dedica-se à criação de gado, à agricultura e à construção civil, a pintura e as artes plásticas são um trabalho autodidata que vai explorando e desenvolvendo no seu quotidiano. Esporadicamente, também trabalha em olaria.

Expôs em S. Vicente e Santiago, Cabo Verde, e participou nas exposições internacionais da RabelArte, em França, Espanha, Holanda e Portugal.

Com uma identidade forjada numa conjuntura marcada pelos conflitos com a Igreja e o Estado, ser Rabelado, ou melhor dizendo Revelado, o escolhido de Cristo, ancorou-se e ainda se ancora no cumprimento de um conjunto de rituais imprescindíveis: o djunta-mon (junta-mão), o uso da cruz, a definição de alianças intra-grupo e a organização do trabalho. Especificidades que constituem estratégias mantidas pelos Rabelados no sentido de preservar a sua identidade.